segunda-feira, 18 de maio de 2009

Introdução


A psicanálise surgiu por Sigmund Freud, um médico interessado em encontrar um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos ou histéricos. Conversando com os pacientes, Freud acreditava que seus problemas se originaram da inaceitação cultural, sendo assim reprimidos seus desejos inconscientes e suas fantasias de natureza sexual.
Ao mesmo tempo em que a psicanálise é um modo particular de tratamento do desequilíbrio mental como uma teoria psicológica que se ocupa dos processos mentais inconscientes; uma teoria da estrutura e funcionamento da mente humana e um método de análise dos motivos do comportamento; um método terapêutico de doenças de natureza psicológica supostamente sem motivação orgânica.
O desenvolvimento dos métodos da Psicanálise representa basicamente a consolidação em um corpo doutrinário de conhecimentos existentes, como a estrutura tripartite da mente, suas funções e correspondentes tipos de personalidade, a teoria do inconsciente, onde se iniciou pela hipnose, deixando a de lado, iniciando o método terapêutico da catarse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário