segunda-feira, 18 de maio de 2009

Marco Histórico

A psicanálise se tornou conhecida no mundo através dos estudos de Sigmund Freud, o método hipnótico e o estudo da histeria que impressionou Freud, que passou então a praticar o método de Charcot, que mais tarde ganhou um diferencial, a Cartase, estudado juntamente com seu colega Breuer com o livro dos dois, estudo sobre a histeria, foi fundada a psicanálise. Não se pode negar que seus estudos foram fundamentais na história da civilização ao modificarem a maneira como pensamos ao nosso respeito, com isso todo estudo psicanalista tem as teorias de Sigmund Freud como base mesmo com linhas diferentes, por isso ele é considerado um marco para a psicanálise.
A psicanálise em sua origem não tem muito vinculo direto com movimentos evolutivos e revolucionários por não ter surgido na psicologia acadêmica; portanto o estudo Freudiano da personalidade humana não surgiu em laboratório universitário.
O movimento psicanalista inicial teve influencia nas especulações filosófica sobre a natureza psicológica do inconsciente e os primeiros trabalhos de psicopatologia.
Na psicologia durante o século XIX havia duas correntes de pensamento psiquiátricos: a somática e a psíquica. A teoria somática afirmava que os problemas psíquicos tinham como causa problemas físicos como lesões cerebrais, já a psíquica recorria as explicações mentis e psicológicas. A psicanálise surgiu como forma de contradição à teoria somática.
As teorias de Darwin influenciam a teoria psicanalítica de Freud no sentido de que todos os seres humanos são impelidos por forças biológicas.
O conceito Freudiano do principio do prazer é sustentado pela doutrina do hedonismo (preposição de que todos os seres humanos são motivados para obter prazer e evitar dor). Durante todos os anos de estudo Freud, trabalhou inicialmente com a hipnose, seguida da livre associação e por fim a interpretação dos sonhos idéias de Freud fora antecipadas na literatura e fisiologia por estudiosos do século XVIII, houve muitas diversificação nas influencia sobre seu pensamento a sua genialidade foi capaz de recorrer a varias idéias e a partir delas desenvolver um sistema coerente que tem toda uma profunda influencia sobre a psicologia moderna bem como muitos aspectos da cultura ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário